I – AMADA MÃE DE TODOS OS SERES

Carta I – AMADA MÃE DE TODOS OS SERES (Thich Nhat Hanh, do livro “Love Letter to the Earth”)

“Querida Mãe Terra, me inclino diante de você enquanto olho profundamente e reconheço que você está presente em mim e que sou uma parte de você. Nasci de você e você está sempre presente, me oferecendo tudo o que preciso para me nutrir e crescer. Minha mãe, meu pai e todos os meus ancestrais também são seus filhos. Respiramos seu ar fresco. Bebemos sua água limpa. Comemos sua comida nutritiva. Suas ervas nos curam quando estamos doentes.

Você é a mãe de todos os seres. Eu a chamo pelo nome humano de Mãe, mas sei que sua natureza maternal é mais vasta e antiga do que a humanidade. Somos apenas uma espécie jovem de seus muitos filhos. Todos os milhões de outras espécies que vivem – ou viveram – na Terra também são seus filhos. Você não é uma pessoa, mas eu sei que você também não é menos que uma pessoa. Você é um ser vivo que respira na forma de um planeta.

Cada espécie tem sua própria linguagem, mas como nossa Mãe você pode nos entender a todos. É por isso que você pode me ouvir hoje enquanto abro meu coração para você e lhe ofereço minha oração.

Querida Mãe, onde quer que haja solo, água, rocha ou ar, você está aí, me alimentando e me dando vida. Você está presente em cada célula do meu corpo. Meu corpo físico é o seu corpo físico, e assim como o sol e as estrelas estão presentes em você, eles também estão presentes em mim. Você não está fora de mim e eu não estou fora de você. Você é mais do que apenas meu ambiente. Você não é nada menos do que eu mesmo.

Prometo manter viva a consciência de que você está sempre em mim e eu sempre estou em você. Prometo estar ciente de que sua saúde e bem-estar é minha própria saúde e bem-estar. Sei que preciso manter essa consciência viva em mim para que ambos possamos estar em paz, felizes, saudáveis ​​e fortes.

Às vezes esqueço. Perdido nas confusões e preocupações do dia a dia, esqueço que meu corpo é o seu corpo, e às vezes até esqueço que, afinal, tenho um corpo. Sem saber da presença do meu corpo e do lindo planeta ao meu redor e dentro de mim, sou incapaz de valorizar e celebrar o precioso presente da vida que você me deu. Querida Mãe, meu desejo profundo é despertar para o milagre da vida. Prometo me treinar para estar presente para mim, minha vida e para você a cada momento. Sei que minha verdadeira presença é o melhor presente que posso oferecer a você, aquela que amo.”

#thichnhathanh

BELOVED MOTHER OF ALL THINGS

“Dear Mother Earth, I bow my head before you as I look deeply and recognize that you are present in me and that I’m a part of you. I was born from you and you are always present, offering me everything I need for my nourishment and growth. My mother, my father, and all my ancestors are also your children. We breathe your fresh air. We drink your clear water. We eat your nourishing food. Your herbs heal us when we’re sick.

You are the mother of all beings. I call you by the human name Mother and yet I know your mothering nature is more vast and ancient than humankind. We are just one young species of your many children. All the millions of other species who live—or have lived—on Earth are also your children. You aren’t a person, but I know you are not less than a person either. You are a living breathing being in the form of a planet.

Each species has its own language, yet as our Mother you can understand us all. That is why you can hear me today as I open my heart to you and offer you my prayer.

Dear Mother, wherever there is soil, water, rock or air, you are there, nourishing me and giving me life. You are present in every cell of my body. My physical body is your physical body, and just as the sun and stars are present in you, they are also present in me. You are not outside of me and I am not outside of you. You are more than just my environment. You are nothing less than myself.

I promise to keep the awareness alive that you are always in me, and I am always in you. I promise to be aware that your health and well-being is my own health and well-being. I know I need to keep this awareness alive in me for us both to be peaceful, happy, healthy, and strong.

Sometimes I forget. Lost in the confusions and worries of daily life, I forget that my body is your body, and sometimes even forget that I have a body at all. Unaware of the presence of my body and the beautiful planet around me and within me, I’m unable to cherish and celebrate the precious gift of life you have given me. Dear Mother, my deep wish is to wake up to the miracle of life. I promise to train myself to be present for myself, my life, and for you in every moment. I know that my true presence is the best gift I can offer to you, the one I love.”

#thichnhathanh

Deixe um comentário